Informações

Diferença entre os 3 tipos de azeite de oliva: o Refinado, o Virgem, e o Extra Virgem

É da azeitona que os azeites de oliva são produzidos. O que gera a diferenciação entre eles é a quantidade de etapas de refinamento. Isso altera a acidez, o sabor e suas propriedades.

O azeite extravirgem é o que oferece a menor acidez (até 1%), por isso mais benefícios ele oferece à saúde.

São favoráveis no combate do mau colesterol, facilitam a passagem natural do sangue porque impedem o acúmulo de gordura, principalmente abdominal, prevenindo o risco de doenças cardíacas e diabetes. Só não pode abusar na quantidade, pois uma colher de sopa contém cerca de 108 calorias!  O ideal é consumir  2 colheres de sopa por dia: uma no almoço e outra no jantar, regando a comida já aquecida, saladas, o lanche, como preferir.

Evite aquecê-lo pois perderá o benefício de suas propriedades.

azeite virgem é um pouco mais ácido que o extra virgem (até 2%). É indicado para uso em pratos que serão aquecidos após o seu uso junto ao alimento. Seu sabor se torna mais forte e levemente adocicado quando aquecido. 

azeite refinado tem mais de 2% de acidez e é o mais indicado para uso em frituras. Lembramos que as frituras devem ser evitadas, faça-as somente quando não houver alternativa.